Volvo EX60 tenta resolver os dois gargalos dos elétricos: autonomia e recarga

A Volva apresentou hoje em Estocolmo o EX60, seu novo SUV médio 100% elétrico com o qual a marca sueca busca resolver os dois principais gargalos da eletrificação: a autonomia e o tempo de recarga.

Na versão topo de linha, o EX60 entrega uma autonomia de até 810 km, no ciclo WLTP, que é mais otimista que o brasileiro. Na versão P10 AWD — a que deve chegar ao Brasil em 2026 –, a autonomia é de 660 km, no mesmo ciclo.

Outro avanço relevante é o tempo de recarga. O EX60 promete recuperar até 340 km em apenas 10 minutos, nos carregadores ultra rápidos, e levar a bateria de 10% a 80% em cerca de 19 minutos. 

Volvo EX60
Crédito: Volvo

Isso é possível graças à plataforma SPA3, uma arquitetura nova da Volvo criada do zero para veículos a bateria. 

Essa arquitetura é uma combinação entre a cell-to-body e a mega casting. No EX60, as células da bateria fazem parte estrutural do chassi, reduzindo peso, aumentando rigidez e melhorando a eficiência energética. A plataforma também usa grandes blocos de alumínio fundido para substituir centenas de componentes menores, reduzindo complexidade industrial e emissões no processo produtivo.

O Volvo EX60, na versão P10 AWD, entrega 510 cavalos, 72,4 kgfm de torque e tem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. A bateria tem 95 kWh e o veículo mede 4,8 metros de comprimento e tem 2,97 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 523 litros.

Outra inovação do modelo é que ele inaugura o conceito de carro baseado em software. Ele vai rodar com o sistema central HuginCore, que usa processadores Nvidia e Qualcomm, passando a operar como uma plataforma que pode ser atualizada ao longo do tempo. 

O Volvo EX60 também vai ser integrado ao Gemini, a inteligência artificial do Google, com o usuário podendo dar comandos por voz ao carro.

Na parte de segurança, um dos grandes diferenciais dos veículos Volvo, o EX60 vai inaugurar o cinto de segurança multi-adaptativo. Esse cinto ajusta a força conforme o tipo de impacto e o perfil dos ocupantes. O veículo também terá sensores internos e externos com monitoramento constante. 

O Volvo EX60 vai começar a ser produzido já este ano na fábrica da Volvo na Suécia. O modelo também está confirmado para o Brasil ainda em 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *